• Avenida Tocantins - 1.122, Centro, Araguaína - TO
  • Aberto de Seg a Sex, 08:00 às 19:00

Anabolizantes x Riscos Urológicos

Os esteróides anabolizantes sintéticos são substâncias derivadas do principal hormônio masculino, a testosterona. A testosterona produzida pelos testículos é responsável pela libido, alterações de voz na adolescência, desenvolvimento do sistema osteoarticular, crescimento de pelos, entre outros.

No indivíduo saudável a produção de testosterona é regulada através de mecanismos fisiológicos que envolvem o testículo e o sistema nervoso central de maneira a garantir níveis adequados do hormônio para o bom funcionamento do organismo.

A fim de aumentar o rendimento esportivo ou até mesmo estético, muitos homens e mulheres passaram a utilizá-los de maneira indevida sem indicação médica precisa.

Entre os efeitos colaterais desse uso indevido estão o infarto, AVC, aumento de glóbulos vermelhos no sangue, apneia do sono e riscos urológicos que incluem infertilidade, disfunção erétil, alterações na próstata, diminuição dos testículos e até o surgimento de determinados tipos de Câncer.

Segundo o Dr. João Vitor, com o uso inadequado de hormônios anabolizantes, o organismo pode entender que não precisa mais produzir testosterona (bloqueio do eixo) e a recuperação após cessar o uso da substância também leva a efeitos indesejáveis no organismo pela falta de hormônio circulante.

Fique atento a algumas propagandas que tentam minimizar os efeitos maléficos dos esteroides anabolizantes

  • Hormônios de baixa dosagem
  • Hormônios Bioidênticos
  • Chips milagrosos

Não existe indicação de suplementação de testosterona em quem apresenta níveis normais de testosterona.

É importante salientar que existem condições clínicas como a DAEM (Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino), que necessitam de tratamento com reposição hormonal. No entanto essa avaliação deve ser feita por profissional capacitado e a indicação da melhor forma de reposição hormonal deve ser avaliada individualmente.

Talvez você possa gostar deste outro artigo: Infecção Urinária: Formas De Tratamento.

Aqui no Centro Urológico do Tocantins, nossos urologistas estão prontos para te atender, oferecendo um atendimento justo e com a credibilidade do melhor centro urológico do Tocantins.

Se precisar, conte com CENTRO UROLÓGICO DO TOCANTINS!

Faça seu agendamento via WhatsApp, clique aqui.