Infecção Urinária: formas de tratamento

A doença também conhecida como Infecção do Trato Urinário (ITU), pode acometer tanto homens como mulheres. A infecção urinária é uma doença que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra, tendo como sintomas mais marcantes a ardência ao urinar e a incontinência urinária.

Embora seja uma doença que pode acontecer ambos os sexos, são as mulheres que mais apresentam o problema. Elas têm 50 vezes mais chances de ter infecção urinária que o público masculino.

A boa notícia é que existem diversos tratamentos para eliminar a infecção, indicados de acordo com o nível da doença e localização. Confira as formas de tratamento para infecção urinária.

Como é o tratamento para infecção urinária?
Depois de exames clínicos e de laboratório, o urologista diagnostica o tipo de infecção urinária do paciente, bem como o nível de gravidade e o órgão infectado. Em geral, o tratamento é realizado com o uso de antibióticos e em alguns casos com a união de analgésicos para aliviar a dor e ardência ao urinar.

A infecção pode ser identificada de diferentes formas. Cistites atingem a bexiga ou o trato urinário inferior. A causa geralmente é uma bactéria proveniente do trato gastrointestinal ou por meio de relações sexuais. É a infecção que mais acomete as mulheres.
Há também a uretrite, que é a inflamação da uretra. Também provenientes do trato gastrointestinal, a uretrite também pode ser provocada por doenças sexualmente transmissíveis, como herpes, gonorréia e clamídia.

A pielonefrite é a infecção renal que geralmente começa na uretra e acaba indo para ambos os rins. Essa infecção precisa de mais atenção, pois se não cuidada corretamente pode prejudicar permanentemente os rins. Em casos mais extremos a bactéria pode se espalhar para a corrente sanguínea, podendo ser fatal.
Evite sempre a automedicação, principalmente quando o assunto é infecção urinária. Antibióticos só podem ser comprados com uma receita médica e geralmente são utilizados nestes casos. Outro ponto é que o uso incontrolável de medicamentos faz a bactéria resistente a eles, dificultando o tratamento. Com isso, o paciente pode ter o que é chamado de infecção urinária de repetição.

Embora a medicina evolua constantemente, a melhor forma de evitar a infecção urinária ainda é a prevenção. Beber bastante líquido e realizar uma boa higiene íntima, além de usar preservativo são atitudes fundamentais.
Além disso, consulte um urologista periodicamente, seja você homem ou mulher. Desta forma, você tem um acompanhamento da sua saúde urológica, evitando maiores problemas.

Talvez você possa gostar deste outro artigo: Cólica Renal, quando acontece?